terça-feira, 12 de novembro de 2013

Brasilia

Audiência discutirá andamento de programa de combate ao crack

TV Câmara
Dep. Rosane Ferreira (PV-PR)
Rosane Ferreira: Câmara vai avaliar a implementação do programa “Crack, É Possível Vencer”.
A Comissão de Seguridade Social e Família vai promover audiência pública, no próximo dia 21 de novembro, para analisar e discutir os investimentos realizados e os resultados obtidos por meio do programa “Crack, É Possível Vencer”.
Lançado em dezembro de 2011, o programa contempla um conjunto de ações do governo federal para enfrentar os problemas em decorrência do consumo do crack e de outras drogas no Brasil.
O programa prevê investimentos de R$ 4 bilhões da União de forma articulada com estados e municípios, além da participação da sociedade civil. A iniciativa tem como objetivo aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos dependentes químicos, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção até 2014.
A deputada que requisitou a audiência, Rosane Ferreira (PV-PR), disse que o lançamento do programa foi um enorme ganho para a sociedade brasileira e que agora é papel da Câmara acompanhar a sua efetiva implementação. “Acredito ser necessária uma avaliação sobre a correlação entre as ações e os investimentos propostos no programa do governo e a sua execução”, ressaltou.
Número de usuários
Em setembro último, os ministérios da Justiça e da Saúde divulgaram um estudo intitulado “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do País”, encomendado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A pesquisa mostrou que os usuários regulares de crack ou de formas similares de cocaína fumada (pasta-base, merla e oxi) somam 370 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Convidados
Foram convidados para o debate:
- o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha;
- o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zilio Maximiano;
- um representante do Ministério da Saúde; e
- um representante do Ministério da Educação.
A audiência será realizada às 9h30, no Plenário 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário