sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mandela

Parlamentares lamentam a morte de Nelson Mandela

Sefot
Erika Kokay
Erica Kokay: a luta de Mandela inspirou movimentos no Brasil.
Vários deputados lamentaram, nesta sexta-feira (6) a morte do líder Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul. Mandela morreu ontem aos 95 anos por causa de problemas respiratórios.
O ex-líder sul-africano foi um dos responsáveis pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid. "A luta de Mandela encheu o peito de todos aqueles que lutavam por uma sociedade justa e igualitária”, disse deputada Erica Kokay (PT-DF) da tribuna da Câmara.

“A luta de Mandela foi absorvida e alimentou os nossos movimentos aqui no Brasil, para a construção de uma sociedade em que coubessem todos, onde não houvesse dor em ser mulher, onde não houvesse dor em ser negro, onde nós pudéssemos definitivamente fazer o luto da escravidão, onde nós pudéssemos imortalizar Zumbi dos Palmares, que foi varrido durante tantos anos de nossos livros", lembrou a parlamentar.
Sefot
Gonzaga Patriota
Patriota: Mandela será um estadista eternamente.
Prisão e reconhecimento
Na luta contra o apartheid, o ex-líder sul-africano passou 27 anos preso. "Mesmo preso injustamente durante quase 30 anos, teve um comportamento de estadista lá atrás das grades, naquela ilha”, disse o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). “E era olhado, pelo mundo, que respeitava as decisões sul-africanas, mas que torcia pela sua liberdade. E ele foi realmente um estadista preso, como foi um estadista solto em vida e será estadista eternamente", concluiu Patriota.

Em 1993, Mandela ganhou o prêmio Nobel da Paz e em 1994, aos 75 anos, foi eleito presidente da África do Sul.

Para o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, Mandela foi um dos grandes personagens da história contemporânea; um líder autêntico, que marcou o Século 20 ao combater o apartheid e conduzir a África do Sul na busca por mais justiça, liberdade e igualdade entre seus cidadãos. Um dos exemplos deixados por ele, acrescentou Alves, é o de manter a serenidade e a honradez mesmo nos momentos de maior adversidade.

Leia a nota oficial divulgada pela Presidência da Câmara.
Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Grande Expediente - dep. Edson Santos (PT - RJ)
Santos: temos que aproveitar a experiência de Mandela.
Exemplo de Mandela
O deputado Edson Santos (PT-RJ), que foi ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, destacou ainda a luta de Mandela pela realização da Copa do Mundo em seu país. "Nesse momento de dor, acho que é o momento também de nós aproveitarmos a experiência de Mandela, da sua vida, da sua luta, para fazermos com que o Brasil se orgulhe dos grandes eventos que a gente vai aqui realizar e que seja uma grande festa do povo brasileiro."
“Temos ainda uma longa caminhada na construção de um país mais democrático, buscando nas pegadas de Nelson Mandela a construção de uma sociedade mais justa”, disse o deputado Augusto Carvalho (SDD-DF) ao relembrar a importância do ex-presidente da África do Sul na busca pelo diálogo entre todos os povos.


Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário