quinta-feira, 10 de abril de 2014



CNS discute Desenvolvimento Científico e Inovações Tecnológicas


        Saúde, Inovação e Desenvolvimento, foi o tema apresentado na Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), desta quarta-feira. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Grabois Gadelha, discorreu sobre o assunto mostrando as perspectivas sanitária e desenvolvimentista, enfatizando a saúde como uma área estratégica da sociedade de conhecimento. O secretário, também, falou sobre a Saúde na Política Industrial e de Inovação.

        Sobre Inovação no SUS, Gadelha apontou como principais impactos a redução da vulnerabilidade do SUS, economia de recursos públicos com acesso universal, parcerias das Instituições Públicas com empresas inovadoras, novos modelos de gestão e marco legal seguro para as parcerias público-privadas de desenvolvimento e transferência de tecnologia.

        Outro tema apresentado pelo coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Alves de Almeida Venâncio, foi a Evolução do Estoque de protocolos de pesquisa submetidos à Plataforma Brasil, enviados à CONEP. O documento foi apresentado em Audiência Pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.  Segundo o coordenador os dados são sobre a quantidade e tempo gasto nas etapas do trabalho de apreciação ética no período de setembro de 2013 a março de 2014. Dos 831 protocolos iniciais que aguardavam a análise da Conep, passaram para 388. “O número que indica situação de normalidade é 260”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário